segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PROPAGANDA E PUBLICIDADE



PROPAGANDA E PUBLICIDADE: existe diferença entre elas?

É interessante... tanto nos sites de agências de propaganda e/ou de publicidade, como nos sites de escolas técnicas ou de faculdades, bem como, em eventos das áreas e nas opiniões dos profissionais desses ramos o assunto das diferenças entre uma e outra ganha contornos até polêmicos.
Porque, afinal, algo tão presente no nosso dia-a-dia, mesmo dentro dos quadros acadêmicos e profissionais, pode até hoje encontrar opiniões distintas que confundem até quem há anos pratica ou leciona o ofício? Que se dirá então da confusão na cabeça dos leigos...

Vamos tentar chegar mais perto da resposta à nossa dúvida?

PROPAGANDA – Deriva do latim propagare.

Envolve a idéia de criação (busca subsídios junto aos valores: moral, cívico, religioso, e político, à paixão clubística, aos sentimentos, desejos, necessidades, instinto de sobrevivência, conforto, prazer etc.) e de persuasão (tem auxílio de artifícios psicológicos e ilusórios).
É o material de campanha, e isto quem paga é a empresa.

PUBLICIDADE – Deriva do francês publicitè.
Envolve a idéia de: atingir o maior número de pessoas, despertar o desejo de compra e levá-las à aquisição.
Envolve divulgação e veículos de comunicação. Muitas vezes isso não envolve dinheiro (ex: notícia, entrevista, cortesia, opinião, etc.)

Para que os termos não confundam nossa mente e porque o costume dos leigos no assunto é englobar ambos os termos num só significado... assim é que trataremos o tema.

 

 

TIPOS DE PUBLICIDADE


Anúncio publicitário é um gênero textual que tem a finalidade de promover uma marca de um produto ou de uma empresa, ou de promover uma ideia. A linguagem dos anúncios publicitários geralmente se adapta ao perfil do público ao qual eles se destinam e ao suporte ou veículo em que eles são publicados. A fim de alcançar seu objetivo, o publicitário se utiliza de inúmeros recursos da língua portuguesa.

·       As figuras de linguagem (metáfora, prosopopeia,etc.)
·       Onomatopeias.
·       Ambiguidade (duplo sentido).
·       Variedades linguísticas (gírias, linguagem técnica...)
·       Estrangeirismos (principalmente palavras inglesas)
·       Verbos no imperativo
·       Variação gráfica de letras
·       Textos informativos
·       Recursos sonoros
·       Ironias
·       Imagens
O anúncio publicitário normalmente é constituído de linguagem verbal e de linguagem não-verbal.
·       Finalidade do Género:
persuadir o leitor a consumir um produto ou aderir a uma ideia.
·       Perfil dos interlocutores:
Leitores de jornais e revistas, espectadores de TV, ouvintes de rádio, usuários da internet.
·       Suporte ou veículo:
Revistas, programas de TV, rádio, sites da internet.
 
PEÇA PUBLICITÁRIA

É cada um dos elementos produzidos para uma campanha de propaganda, campanha de publicidade ou de promoção de vendas. Eis uma relação das peças publicitárias mais comuns:

·       anúncio (jornal ou revista)
·       encarte
·       filme (televisão)
·       spot (rádio)
·       jingle (rádio)
·       cartaz
·       outdoor
·       cartazete : um cartaz pequeno com informações do produto;
·       painel :
·       letreiro
·       folder
·       broadside
·       banner
·                     bandeirola : igual bandeirinhas de festa junina;
·       móbile
·       brinde
·       display
  
O MARKETING E A PUBLICIDADE

Qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promoção de ideias, bens e serviços por um patrocinador identificado a uma audiência alvo através dos mass media.
A publicidade ajuda a identificar o significado e o papel dos produtos fornecendo informação sobre marcas, companhias e organizações. Para a maior parte dos gestores e profissionais de marketing a publicidade ajuda a vender um produto e constrói a reputação de uma marca ou empresa.

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