PROPAGANDA E PUBLICIDADE:
existe diferença entre elas?
É
interessante... tanto nos sites de agências de propaganda e/ou de publicidade,
como nos sites de escolas técnicas ou de faculdades, bem como, em eventos das
áreas e nas opiniões dos profissionais desses ramos o assunto das diferenças
entre uma e outra ganha contornos até polêmicos.
Porque,
afinal, algo tão presente no nosso dia-a-dia, mesmo dentro dos quadros
acadêmicos e profissionais, pode até hoje encontrar opiniões distintas que
confundem até quem há anos pratica ou leciona o ofício? Que se dirá então da
confusão na cabeça dos leigos...
Vamos
tentar chegar mais perto da resposta à nossa dúvida?
PROPAGANDA – Deriva do latim propagare.
Envolve
a idéia de criação (busca subsídios
junto aos valores: moral, cívico, religioso, e político, à paixão clubística,
aos sentimentos, desejos, necessidades, instinto de sobrevivência, conforto,
prazer etc.) e de persuasão (tem
auxílio de artifícios psicológicos e ilusórios).
É
o material de campanha, e isto quem paga
é a empresa.
PUBLICIDADE – Deriva do francês publicitè.
Envolve
a idéia de: atingir o maior número de pessoas, despertar o desejo de compra e
levá-las à aquisição.
Envolve
divulgação e veículos de comunicação. Muitas vezes isso não envolve dinheiro
(ex: notícia, entrevista, cortesia, opinião, etc.)
Para que os termos não confundam nossa mente e porque o costume dos leigos no assunto é englobar ambos os termos num só significado... assim é que trataremos o tema.
TIPOS DE PUBLICIDADE
Anúncio publicitário é um gênero textual que
tem a finalidade de promover uma marca de um produto ou de uma empresa, ou de
promover uma ideia. A linguagem dos anúncios publicitários geralmente se adapta
ao perfil do público ao qual eles se destinam e ao suporte ou veículo em que
eles são publicados. A fim de alcançar seu objetivo, o publicitário se utiliza de
inúmeros recursos da língua
portuguesa.
· Variação gráfica de
letras
· Textos informativos
· Recursos sonoros
· Ironias
· Imagens
O anúncio publicitário normalmente é
constituído de linguagem verbal e de linguagem não-verbal.
·
Finalidade
do Género:
persuadir
o leitor a consumir um produto ou aderir a uma ideia.
·
Perfil
dos interlocutores:
Leitores
de jornais e revistas, espectadores de TV, ouvintes de rádio, usuários da
internet.
·
Suporte
ou veículo:
Revistas, programas
de TV, rádio, sites da internet.
PEÇA PUBLICITÁRIA
É cada um dos elementos produzidos para uma campanha de propaganda, campanha de publicidade ou de promoção
de vendas.
Eis uma relação das peças publicitárias mais comuns:
· anúncio (jornal ou
revista)
· encarte
· filme (televisão)
· spot (rádio)
· jingle (rádio)
· cartaz
· outdoor
· cartazete : um
cartaz pequeno com informações do produto;
· painel :
· letreiro
· folder
· broadside
· banner
·
bandeirola :
igual bandeirinhas de festa junina;
· móbile
· brinde
· display
O MARKETING
E A PUBLICIDADE
Qualquer forma
paga de apresentação não pessoal e promoção de ideias, bens e serviços por um
patrocinador identificado a uma audiência alvo através dos mass media.
A publicidade ajuda a identificar o
significado e o papel dos produtos fornecendo informação sobre marcas,
companhias e organizações. Para a maior parte dos gestores e profissionais de
marketing a publicidade ajuda a vender um produto e constrói a reputação de uma
marca ou empresa.
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