segunda-feira, 26 de novembro de 2012

MARKETING VIA WEB



MARKETING VIA WEB
Antes de continuarmos, vamos rever alguns conceitos, paradigmas e visões sobre web site e mesmo sobre a presença de sua empresa na internet.
A internet mudou muito nos últimos anos, o seu uso amadureceu e hoje já é parte fundamental da estratégia de marketing de milhares de empresas pelo mundo todo.
Hoje, já não é mais possível imaginar uma empresa sem acesso a internet. Ela está no dia-a-dia, nos negócios e nas comunicações de toda e qualquer empresa em qualquer lugar do planeta.
E não só das empresas, mas no dia-a-dia das pessoas. O acesso a equipamentos e a conexão está cada dia mais facilitado e mais pulverizado.
Computador pessoal virou eletro-doméstico na frente do qual milhões de pessoas passam horas não só em busca de lazer e informação, mas também comprando, utilizando serviços on-line! (Voz sobre IP(a telefonia na internet), webTV, serviços públicos on-line, ensino a distância, infoComércio Eletrônico, agências bancárias virtuais.)
"O infoComércio Eletrônico no Brasil vive um momento de expansão e deve crescer 47%, atingindo um faturamento na casa de R$ 6,4 bilhões em 2007, superando em 45% o volume aferido em 2006". Para 2008 a previsão é que o infoe-commerce movimente R$ 8.8 BILHÕES.
São notícias como essa que constatam que a internet está madura, assim como os internautas.
O web site da sua empresa deve acompanhar essa evolução e tirar o máximo proveito dessa poderosa mídia. Deve ser visto como componente importante da estratégia de negócio de sua empresa.
Internet é mídia!!!

Mas o que isso quer dizer?
Em linhas gerais, quer dizer que a sua presença na internet influencia seus consumidores e clientes da mesma forma que um anúncio veiculado na televisão. Influencia muito mais que um anúncio veiculado num jornal. Tem vida útil e abrangência muita além de seus panfletos, catálogos e prospectos.

Seu web site pode ter todas as características de todas as outras mídias somadas num só ambiente.

E ainda é interativo, ou seja, seu web site interage com quem o visita ou utiliza. Um web site é vivo, dinâmico, instantâneo.
Pode assimilar e acompanhar rapidamente as transformações do mercado, acompanhar a evolução de sua empresa. É braço vivo de sua empresa!
Percebe a importância e a diferença de abordagem atual com a que a internet era vista até então?
Seu web site não só reflete a sua empresa. Ele "é" a sua empresa!
Isso mesmo. Seu web site carrega a imagem, o dna de sua empresa. Espelha a organização, maturidade, a dinâmica, a importância do relacionamento com seu público e a senioridade de sua empresa.

Coloca sua empresa em contato direto e estreito com seus consumidores e clientes atuais e potenciais, estejam eles onde estiver, que certamente terão a percepção de sua empresa com base em seu web site.

A composição de seu web site - leiaute, composição gráfica, organização e atualidade de conteúdo, qualidade das informações, objetividade, usabilidade, facilidade de utilização e obtenção de informações e serviços - transmite o nível de credibilidade aos visitantes (clientes e consumidores) e dá a dimensão de como sua empresa não virtual é.

Um web site não é mero catálogo ou panfleto virtual ou um meio de contar as longas histórias de onde viemos, quem somos e para onde estamos indo. Mesmo sendo relativamente importante isso não é tão interessante, nem mesmo para sua empresa. Não é isso que o cliente ou consumidor de sua empresa procura.

Você já viu a IBM, a Dell, a Compaq, a HP, o Pão de Açúcar contarem suas histórias no site?
Todo web site já nasce com uma poderosa estratégia. Basta bem utilizá-la.
Web sites estão em um ambiente virtual, eletrônico, onde somente a percepção com base no leiaute, composição gráfica, organização e atualidade de conteúdo, qualidade das informações, objetividade, usabilidade, facilidade de utilização, serviços oferecidos e obtenção de informações podem ser avaliados.
Logo, a presença de sua empresa na internet está em pé de igualdade com os seus maiores concorrentes, com os maiores player, sejam eles nacionais ou multinacionais.
Não importa se sua empresa ocupa uma sala de poucos metros ou um imenso complexo empresarial. Na internet isso é irrelevante. O que conta é a credibilidade percebida pelos clientes e consumidores.
Quanto o web site de sua empresa tem utilizado isso como estratégia para aumentar sua competitividade?
Responda a estas perguntas:
  • Quem tem cuidado da imagem de sua empresa na internet?
  • Que vivência empresarial e que visão sistêmica, de processos, de marketing e comunicação tem as pessoas que cuidam da imagem da sua empresa na internet?
  • Até onde elas buscaram compreender e entender seu negócio, suas expectativas e seus planos, para colocar "no ar" um web site que reflita fielmente sua empresa, seus produtos e seu negócio, alinhado com suas expectativas, desejos e necessidades?
  • Qual o cuidado com o planejamento, tratamento e organização é despendido com as informações, serviços e facilidades oferecido no web site?
  • Que metodologia é ou foi utilizada na criação e composição e organização do web site?
  • Que resultados concretos o web site de sua empresa tem proporcionado?
  • O que de facilidades, suporte e informações ele oferece para seus clientes e consumidores?
  • Quantos e-mails, por mês, sua empresa recebe solicitando maiores informações de seus produtos e serviços?
  • O web site de sua empresa está preparado para fazer negócio?
  • O web site de sua empresa "vende seu peixe"?

Unidade Virtual de Negócios - Este é o conceito de web site para a ClickTools: É em construir Unidades Virtuais de Negócios que somos especialistas. É literalmente colocar sua empresa na internet, para lhe trazer vantagens competitivas e resultados. Muito além de catálogos virtuais. Muito além de estar presente na rede. Muito além de deixar sua empresa "bonitinha" na internet. É claro que um web site graficamente bem elaborado é importante. E isso nós também tratamos com toda atenção através de nosso departamento de arte.
Mas a palavra de ordem é NEGÓCIO.
Sua empresa está na internet com o propósito e objetivo de fazer negócio!
É para isso o web site de sua empresa deve estar preparado e equipado para competir no mundo virtual, para encantar seu cliente ou consumidor esteja ele onde estiver. Preparado para oferecer serviços e informações úteis, necessários, de qualidade, de valor. Possuir diferencial competitivo.
Gerar negócio. É para isso que seu web site existe!
Se o web site de sua empresa, não gera negócio, se não gera pelo menos um e-mail de consulta por semana sobre seus produtos e serviços, acredite, ele não cumpre sua razão de ser.

Se você investiu tempo e dinheiro para colocar um web site na internet só para contar ao mundo a história de sua empresa e para onde sua empresa está indo, sentimos em informá-lo, sua audiência é mínima e provavelmente não irá gerar qualquer negócio.

A ClickTools se preocupa com todos os detalhes de sua Unidade Virtual de Negócios. Da aparência, da organização do conteúdo, do oferecimento de serviços, dos processos de negócio à estratégia de seu web site.
Mas como planejar um web site? Como entender o que sua empresa realmente necessita e como avaliar o seu atual web site.

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