MERCHANDISING
Merchandising é qualquer técnica, ação ou
material promocional usado no ponto- de-venda que proporcione informação e
melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar
e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
É o conjunto de atividades de marketing e
comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas,
produtos e serviços nos pontos-de-venda. É responsável pela apresentação
destacada de produtos na loja, criando espaço e visibilidade, de maneira tal
que acelere sua rotatividade.
O merchandising tanto pode usar a propaganda
(quando divulga ofertas na mídia) como a promoção de vendas (quando se utiliza
de preços mais baixos ou brindes) para a ampliação de sua estratégia.
A grande importância do merchandising está no
fato dele ser a soma de ações promocionais e materiais de ponto-de-venda que
controla o último estágio da comunicação mercadológica - a hora da compra.
Na atualidade (século 21) tem-se considerado
merchandising quando uma marca, logo, ou produto aparece em uma ou mais cenas,
inserida no contexto, geralmente em segundo plano ou mesmo sendo parte de
diálogo, manuseio, vestimenta, ou qualquer forma que permita ser inserida em um
filme ou fotografia sem ser o carro chefe do produto, tendo para isso um custo
e também uma forma de compensação.
A merchan
muitas vezes é uma forma de diminuir custos de produção sem contudo ser a marca
utilizada a grande ou maior patrocinadora da produção.
Um exemplo recente foi a utilização da
operadora CLARO mostrando o Capitão Nascimento no filme "Tropa de
Elite" fazendo uma video conferência entre um celular e um computador.
Quem se lembra da cena? Quem atentou que a cena era o grande merchan da CLARO naquele filme?
Nenhum comentário:
Postar um comentário