segunda-feira, 26 de novembro de 2012

UMA BOA VITRINE VENDE MAIS

Muitos lojistas ainda não descobriram totalmente o poder de venda que uma vitrine bem planejada possui. Para se ter idéia do que isto representa, basta lembrar-se das viagens que já fizemos e pensarmos se uma das experiências mais agradáveis não foi caminhar, admirando belas vitrines.

Infelizmente, existe muita gente que ainda não sabe o que uma boa vitrine é capaz de fazer por um produto, uma loja, uma marca e até por uma cidade.

Muitas vezes, a vitrine é tratada como simples decoração. Este tipo de pensamento faz com que o fato de desenvolver uma boa vitrine represente custo e não investimento. Este raciocínio explica porque vemos vitrines bem elaboradas apenas no Natal, justamente a época do ano em que as pessoas já estão predispostas a comprar. O certo seria o comércio investir em vitrine nas épocas em que o investimento realmente significasse mudanças no comportamento e aumento de vendas.

Atualmente, em todo o mundo, a solução mais adotada para a comunicação visual de vitrines é a utilização de grandes letreiros, banners ou cartazes. Para ser vendedor, a comunicação deve ser grandiosa e simpática, pois funciona como um eco daquilo que a pessoa procura. Uma vitrine, da mesma maneira, deve comunicar de forma clara, objetiva e rápida.

A comunicação, para que possa ser compreendida à primeira vista, deve ser objetiva. Ninguém tem tempo para decifrar enigmas, assim, a vitrine deve ter um visual limpo, com cuidado para que não pareça pobre. Uma vitrine não é um estoque exposto e os produtos, para estarem ali, devem ser selecionados a dedo. Deve-se, portanto, expor aquilo que se deseja vender, seja lançamentos, produtos da estação ou encalhados, mas não tudo isso junto.

Uma vitrine correta é, sem dúvida, uma grande aliada às vendas. Sua missão, além de embelezar a loja, a rua e até a cidade, é despertar a atenção do público, comunicando e seduzindo-o para que este entre na loja. Devemos lembrar, entretanto, que apesar de importante, a vitrine não é a única responsável pelas vendas. Não adianta entupi-la de produtos pensando que ela venderá todo o estoque sozinho. Ela apenas “levanta a bola”, fazendo com que as pessoas se entusiasmem e entrem na loja. A partir deste ponto, a vez é dos vendedores que, com atenção, simpatia, técnica, treinamento e profissionalismo, completam a jogada, efetivando a venda. 
VITRINES EM URUGUAIANA
 
Em outubro/2012, quem transitou pelo Shopping da Baixada parou para ver as vitrines produzidas pelos alunos da Exattus Escola de Profissões. Nas fotos, as PRIMEIRAS VITRINES da gurizada e que mereceram elogios dos clientes da Loja VESTE BEM.

Vitrine com tema "Pic-Nic"
Vitrine produzida pelas alunas: Kátia Bastos, Silvia Almeida, Keise Martins e Gisele Ferrador
Vitrine com o tema: dia das crianças.
Alunas: Juliana Sonnenfeld, Katia Ajala,Luana Teixeira, Luiz Machado.

Vitrine com tema "Primavera"


Vitrine produzida pelos alunos: Luã Teixeira, Gisele Teixeira.















Um comentário: