Muitos
lojistas ainda não descobriram totalmente o poder de venda que uma vitrine bem
planejada possui. Para se ter idéia do que isto representa, basta lembrar-se
das viagens que já fizemos e pensarmos se uma das experiências mais agradáveis
não foi caminhar, admirando belas vitrines.
Infelizmente, existe muita gente que ainda
não sabe o que uma boa vitrine é capaz de fazer por um produto, uma loja, uma
marca e até por uma cidade.
Muitas vezes, a vitrine é tratada como
simples decoração. Este tipo de pensamento faz com que o fato de desenvolver
uma boa vitrine represente custo e não investimento. Este raciocínio explica
porque vemos vitrines bem elaboradas apenas no Natal, justamente a época do ano
em que as pessoas já estão predispostas a comprar. O certo seria o comércio
investir em vitrine nas épocas em que o investimento realmente significasse
mudanças no comportamento e aumento de vendas.
Atualmente, em todo o mundo, a solução mais
adotada para a comunicação visual de vitrines é a utilização de grandes letreiros,
banners ou cartazes. Para ser vendedor, a comunicação deve ser grandiosa e
simpática, pois funciona como um eco daquilo que a pessoa procura. Uma vitrine,
da mesma maneira, deve comunicar de forma clara, objetiva e rápida.
A comunicação, para que possa ser
compreendida à primeira vista, deve ser objetiva. Ninguém tem tempo para
decifrar enigmas, assim, a vitrine deve ter um visual limpo, com cuidado para
que não pareça pobre. Uma vitrine não é um estoque exposto e os produtos, para
estarem ali, devem ser selecionados a dedo. Deve-se, portanto, expor aquilo que
se deseja vender, seja lançamentos, produtos da estação ou encalhados, mas não
tudo isso junto.
Uma vitrine correta é, sem dúvida, uma grande
aliada às vendas. Sua missão, além de embelezar a loja, a rua e até a cidade, é
despertar a atenção do público, comunicando e seduzindo-o para que este entre
na loja. Devemos lembrar, entretanto, que apesar de importante, a vitrine não é
a única responsável pelas vendas. Não adianta entupi-la de produtos pensando
que ela venderá todo o estoque sozinho. Ela apenas “levanta a bola”, fazendo
com que as pessoas se entusiasmem e entrem na loja. A partir deste ponto, a vez
é dos vendedores que, com atenção, simpatia, técnica, treinamento e
profissionalismo, completam a jogada, efetivando a venda.
VITRINES EM URUGUAIANA
Em outubro/2012, quem transitou pelo Shopping da Baixada parou para ver as vitrines produzidas pelos alunos da Exattus Escola de Profissões. Nas fotos, as PRIMEIRAS VITRINES da gurizada e que mereceram elogios dos clientes da Loja VESTE BEM.
Vitrine com tema "Pic-Nic" |
Vitrine produzida pelas alunas: Kátia Bastos, Silvia Almeida, Keise Martins e Gisele Ferrador |
Vitrine com o tema: dia das crianças. Alunas: Juliana Sonnenfeld, Katia Ajala,Luana Teixeira, Luiz Machado. |
Vitrine com tema "Primavera" |
Vitrine produzida pelos alunos: Luã Teixeira, Gisele Teixeira. |
Faltou meu nome ali na segunda foto!
ResponderExcluir