segunda-feira, 26 de novembro de 2012

COMPOSTOS DE MARKETING



COMPOSTO DE MARKETING 4PS:

Produto – o produto implica variedade, qualidade, design (formato), características singulares e características específicas, marca, embalagem, praticidade, tamanho, garantias, cores, aromas, sabor, tipologia (características gráficas ou estruturais) e tipometria (tipos e caracteres dos rótulos (ambos são sistemas de medidas que se empregam em tipografia).

Preço – reflete o custo do produto para o consumidor: condições de pagamento, aceitação ou não de cartões ou cupons, parcelamento do preço, promoções, descontos, concessões, financiamento. O preço justo deve ser colocado nos produtos de acordo com o rateio dos custos da empresa.

Praça – ou Ponto de Venda - relaciona-se com a distribuição, canais de venda, cobertura de venda, localização física e logística (armazenamento, estoque, transporte) para que o produto ou serviço chegue às mãos do cliente. O produto desejado com o preço justo deve estar ao alcance do consumidor.

Promoção – comunicação dos atributos dos produtos ou serviços para o seu público-alvo desejado. Envolvem criação, veiculação de programas e propaganda, relações pública, venda pessoal.


COMPOSTO DE MARKETING 4CS:

Numa outra visão sobre marketing, Robert Lauterborn ofereceu 4 novos ingredientes: Consumers Wants and needs (necessidades e desejos do consumidor), Cost To Satisfy (custo para satisfazer o consumidor), Convenience to buy (conveniências para comprar) and Communication (comunicação).


Cada um dos 4Ps tem um substituto no 4Cs. Dessa forma a equivalência fica assim:

1
4 Cs: Necessidades e Desejos do Consumidor.
4Ps: Produto

2
4 Cs: Custo para Satisfazer o Consumidor.
4Ps: Preço

3
4 Cs: Conveniência para comprar.
4Ps: Praça

4
4 Cs: Comunicação
4Ps: Promoção

A rigor, a cada momento, novas ferramentas, idéias e conceitos surgem, com força para lapidar os instrumentos que atendam a necessidade e a satisfação para os envolvidos no universo das trocas comerciais.
COMPOSTO DE MARKETING 4Es:
Com exemplo disso, temos os novos estudos de Lauterborn na área de marketing, desta vez, em parceria com o brasileiro Augusto Nascimento – pelos quais lançaram o conceito de 4Es: o qual defende que para continuar no mercado as empresas devem: Enlouquecer concorrentesEncantar clientes Entusiasmar funcionários Enriquecer todo mundo.

O conceito dá ênfase à importância da empresa entusiasmar seus funcionários para torná-los seus principais consumidores e divulgadores, alegando que uma equipe trabalha melhor quando também é beneficiada financeiramente com a prosperidade da empresa.

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