COMPOSTO DE MARKETING
4PS:
Produto – o produto implica variedade,
qualidade, design (formato),
características singulares e características específicas, marca,
embalagem, praticidade, tamanho, garantias, cores,
aromas, sabor, tipologia (características gráficas ou
estruturais) e tipometria (tipos e caracteres dos rótulos (ambos são
sistemas de medidas que se empregam em tipografia).
Preço – reflete o custo do
produto para o consumidor: condições de pagamento, aceitação ou não de cartões
ou cupons, parcelamento do preço, promoções, descontos,
concessões, financiamento. O
preço justo deve ser colocado nos produtos de acordo com o rateio dos
custos da empresa.
Praça – ou Ponto de Venda - relaciona-se com a distribuição,
canais de venda, cobertura de venda, localização física e
logística (armazenamento, estoque, transporte) para que o produto ou serviço
chegue às mãos do cliente. O produto
desejado com o preço justo deve estar ao alcance do consumidor.
Promoção – comunicação dos
atributos dos produtos ou serviços para o seu público-alvo desejado. Envolvem
criação, veiculação de programas e propaganda, relações pública, venda pessoal.
COMPOSTO DE MARKETING
4CS:
Numa
outra visão sobre marketing, Robert Lauterborn ofereceu 4 novos ingredientes: Consumers Wants and needs (necessidades
e desejos do consumidor), Cost To
Satisfy (custo para satisfazer o consumidor), Convenience to buy (conveniências para comprar) and Communication (comunicação).
Cada
um dos 4Ps tem um substituto no 4Cs. Dessa forma a equivalência fica
assim:
1
4 Cs: Necessidades e
Desejos do Consumidor.
4Ps: Produto
2
4 Cs: Custo para
Satisfazer o Consumidor.
4Ps: Preço
3
4 Cs: Conveniência
para comprar.
4Ps: Praça
4
4 Cs: Comunicação
4Ps: Promoção
A rigor, a cada momento, novas ferramentas, idéias e
conceitos surgem, com força para lapidar os instrumentos que atendam a
necessidade e a satisfação para os envolvidos no universo das trocas
comerciais.
COMPOSTO DE MARKETING 4Es:
Com
exemplo disso, temos os novos estudos de Lauterborn na área de marketing, desta
vez, em parceria com o brasileiro Augusto Nascimento – pelos quais lançaram o
conceito de 4Es: o qual defende que
para continuar no mercado as empresas devem: Enlouquecer concorrentes – Encantar
clientes – Entusiasmar
funcionários –
Enriquecer todo mundo.
O conceito dá ênfase à importância da empresa
entusiasmar seus funcionários para torná-los seus principais consumidores e
divulgadores, alegando que uma equipe trabalha melhor quando também é
beneficiada financeiramente com a prosperidade da empresa.
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