segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PONTOS TÁTICOS DO MARKETING ELETRÔNICO



OS 7 PONTOS TÁTICOS DO MARKETING ELETRÔNICO
São 7 áreas do marketing onde o Marketing Eletrônico tem o potencial de gerar impacto. Use esta lista para focalizar sua forma de pensar. Concentre-se nestas áreas uma de cada vez, e idéias para táticas específicas devem surgir mais facilmente. Após gerar suas idéias, use os 7 pontos como rascunho central de um plano tático por escrito que você apresentará a sua empresa para implementação.
As 7 áreas são:
·       Fortalecimento da marca e desenvolvimento de fidelidade
·       Promoções de Resposta Direta
·       Educação do mercado consumidor
·       Demonstração e distribuição de produtos
·       Relações Públicas / Relações com a Imprensa
·       Pesquisa e desenvolvimento de produtos
·       Serviço e apoio ao cliente
Apesar de estarem numerados, estes pontos não estão em nenhuma ordem de prioridade particular. Você pode verificar que as prioridades para seu tipo de negócio sejam diferentes, dependendo de seu produto ou serviço, seus objetivos de marketing, etc. Também é possível que nem todas os 7 Pontos se apliquem a suas necessidades. Portanto, nesta lista não estão todos os modelos de plano tático, sendo que, a empresa deverá adaptar alguns e desenvolver outros pontos.

1. FORTALECIMENTO DA MARCA E DESENVOLVIMENTO DE FIDELIDADE
 Você deseja construir uma comunidade de consumidores leais a seu produto (marca). Além de sua base de consumidores, você deseja que o maior número possível de internautas conheçam seu produto, sua empresa e o que ambos têm a oferecer. Eles talvez não sejam clientes hoje, mas quem pode prever o futuro?
Tenha em mente, também, que cada pessoa na Internet que saiba a respeito de seu site, seja cliente ou não, vai se encontrar com centenas, talvez milhares de pessoas que não o conheçam.
Você quer que cada pessoa que o conheça espalhe as boas-novas em listas de discussão, chats, fóruns, etc.
As empresas tipicamente gastam milhões em atividades tradicionais como anúncios, promoções, patrocínios e merchandising para fortalecer a marca e desenvolver lealdade. Você pode gastar muito menos on-line e ainda assim atingir os mesmos resultados. Suas táticas de marketing podem consistir de promoções e patrocínios criativos, mas eles também podem incluir intercâmbio agressivo de sua informação com outros sites e fornecimento de informação a provedores de acesso.

2. PROMOÇÕES DE RESPOSTA DIRETA
Isto pode parecer-se com o item anterior, mas existe uma diferença entre promoções que ajudam a fortalecer a marca ou desenvolver lealdade e promoções que induzem as pessoas a realizar uma ação específica, e preferencialmente de imediato (comprar um produto, solicitar mais informações, etc.).
Estou falando aqui de objetivos de curto prazo em oposição aos de longo prazo. Eu falei a respeito de construir comunidades, mas algumas pessoas precisam gerar sinais imediatos de sucesso. Você pode desejar recuperar seu investimento em Marketing Eletrônico mais cedo, ou talvez haja um bando de executivos da empresa pegando no seu pé: "Nós já estamos ganhando dinheiro?"
Você tem várias opções para promoções de resposta direta, tais como uma oferta do tipo "compre um, leve dois". Ou você pode oferecer aos visitantes um belo software "shareware" se eles solicitarem uma de suas "brochuras eletrônicas" (com uma oferta especial ao final). Muitas táticas convencionais de resposta direta, como viagens grátis, descontos e ofertas especiais funcionarão on-line. Certifique-se de que tais ofertas permaneçam consistentes com sua imagem on-line.
A Dell ganha muito dinheiro, quase US$ 1 milhão por dia, em grande parte porque usa tecnologia da Rede para executar táticas tradicionais de marketing direto. Por exemplo, você pode ir a uma seção do seu site, introduzir informações importantes a seu respeito e uma base de dados automaticamente sugere o melhor computador de acordo com suas necessidades.
Há muitas histórias a respeito do enorme sucesso de vendas pela Internet da Dell, mas elas falham em explicar COMO a Dell o faz. Explore o site para ver de que maneira eles personalizam a informação, fazendo com que as pessoas se interessem e se empolguem o suficiente para comprar on-line.

3. EDUCAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR
Educação do mercado vai além de tornar sua marca conhecida para dar às pessoas uma compreensão profunda de seu produto ou serviço, de sua empresa ou indústria. São freqüentes os casos em que quanto melhor as pessoas podem compreender como algo (ou a empresa por trás disso) funciona, mais inclinadas a comprar elas ficam.
Você não precisa vender produtos de alta tecnologia para ter que educar seu mercado. Se seu produto é complexo no design ou na aplicação, e explicar tal complexidade ajuda a fechar vendas, então táticas de educação do mercado são aplicáveis. Isto faz sentido quer você esteja vendendo plásticos industriais ou hamburgers.
Talvez seu produto não seja complexo, mas você possui um processo de design elaborado para melhorar a qualidade. Explique-o para os consumidores. Você oferece planos personalizados de serviço que o diferenciam de seus concorrentes? Então deixe que o mundo os conheça.
Você pode educar as pessoas com artigos resumidos e outros materiais impressos. Você pode construir seus próprios centros de aprendizagem on-line para pessoas que queiram saber mais a respeito de novos desenvolvimentos em sua indústria, ou sobre o tipo de tecnologia na qual seu produto se baseia. O internauta típico é faminto por informação, portanto alimente esta fome e ganhe um novo cliente!
Nunca subestime o poder das táticas de educação do mercado para ganhar novos clientes.

4. DEMONSTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS
Educação do Mercado é uma ferramenta valiosa e uma maneira efetiva de levar as pessoas a um nível de conforto tal que eles se sintam mais inclinados a comprar seus produtos ou serviços. Uma das melhores maneiras de educar clientes em potencial a respeito do seu produto ou serviço, entretanto, é demonstrá-lo ou fazer com que os interessados o experimentem por si mesmos (a melhor opção)
Eu incluo distribuição aqui porque, se você pode demonstrar seu produto na Internet, você deveria ser capaz de oferecê-lo imediatamente, quando seus clientes em potencial estão altamente inspirados para comprar. No mínimo, se você não puder entregá-lo imediatamente, tenha um sistema on-line ou por telefone para que as pessoas possam encomendá-lo e receber confirmação quando sua encomenda for enviada.
Se as pessoas puderem experimentar, estarão mais dispostas a comprar.
Como a experiência é imediata, as pessoas estão mais dispostas a experimentar o produto. Mais do que isso, em vez de instalar o programa mais tarde, quando as pessoas terminam de "brincar" com o produto, elas ainda estão no Web Site da empresa, de forma que o processo de vendas não é interrompido.

5. RELAÇÕES PÚBLICAS / RELAÇÕES COM A IMPRENSA
RP, ou relações públicas é normalmente definida como as atividades que você realiza com a impressa para obter cobertura, modelando a forma como o público vê sua empresa e produtos. RP também cobre aquelas atividades que você realiza com o público para atrair cobertura de imprensa, o que também ajuda a formar sua imagem pública. Você verá que a Internet proporciona múltiplos níveis de oportunidades em cada área.
Muitos jornalistas que podem ser alvo de seus esforços de RP navegam pela Internet. Também existe uma multidão de revistas e jornais on-line. Apesar de que algumas destas publicações estão aproveitando o novo meio para aperfeiçoar seus formatos, muitos estão inseguros a respeito das novas coisas que poderiam fazer com esta nova mídia. Você pode ajudá-las a definir suas novas posições e ajudar a si mesmo a obter maior cobertura também.
Você pode influenciar sua imagem pública pela forma como trata com as pessoas na Internet. A diferença do "mundo real" onde a imprensa (TV, jornal, revista, rádio) é o principal veículo formador de opiniões, são os próprios internautas quem desempenham o papel principal na formação das opiniões uns dos outros, através do "boca-a-boca".

6. PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
O potencial da Internet para pesquisa é provavelmente um dos recursos menos aproveitados. Se existe uma coisa capaz de fazer diferença na capacidade de sucesso de uma empresa no mercado, esta coisa é o "feedback", a voz de seus consumidores, do seu público-alvo, de outros em sua indústria, até mesmo de seus concorrentes.
A Internet pode gerar tanto "feedback" a ponto de você nem saber o que fazer com ele.
A informação correta, recebida rapidamente através da Internet, pode dar a você indicações antecipadas sobre um problema que precisa resolver antes de começar a perder sua fatia no mercado.
Ou revelar uma nova oportunidade de mercado que fará você ganhar um monte de dinheiro se você agir antes de seus concorrentes. Informação sobre o mercado pode ser a ferramenta que ajude vocês que são os "Davis" do mundo a concorrerem de igual para igual com os "Golias" e vencerem.
Você pode descobrir tendências de mercado ainda em formação, utilizando as milhares de listas e grupos de discussão disponíveis na Internet, e as centenas de bases de dados on-line. Você pode desenvolver sistemas de captura de dados diários, ou horários se quiser. Você pode analisar estes dados e responder com a táctica correta de Marketing com a mesma rapidez.

7. PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E APOIO AO CLIENTE
Eu sei que isto já foi mencionado anteriormente como ponto estratégico, e isto é porque serviço ao cliente tem uma influência importante em questões estratégicas de marketing e negócios. Mas, a nível tático, você precisa considerar ações como criação de ofertas especiais de forma que os clientes usarão o apoio on-line em vez de suas linhas telefônicas. Você pode criar programas especiais de incentivos para clientes que com regularidade cedam voluntariamente seu tempo para ajudar a outros clientes on-line. 
Como ferramenta de apoio a seus vendedores externos ou revendedores, a Internet pode fazer a diferença em apresentações de venda. Em lugar de fazer com que seus vendedores andem por aí carregados com toneladas de material, eles podem acessar seu Web Site para acessar a informação de que precisam.
Serviço e apoio on-line podem muitas vezes facilitar outras táticas de Marketing. Por exemplo, com os sistemas adequados para administrar o tráfego de e-mails, você pode usar a Internet para aperfeiçoar o serviço para promoções particulares ou aumentos sazonais no tráfego de clientes, em vez de contratar mais empregados. Suas áreas de apoio também podem realizar uma pesquisa permanente mediante pequenos formulários que os usuários preencham ao ser atendidos, ou podem ser pontos de distribuição de informações a respeito de novos produtos.

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