quinta-feira, 29 de novembro de 2012

LIÇÕES SOBRE O MERCADO DE TRABALHO PARA RECÉM-FORMADOS

1.É possível conseguir emprego
A concorrência é grande, porém, você tem que pensar que está saindo de um curso profissionalizante. Estudou para trabalhar na área de sua afinidade. E, se sempre “focou” seu interesse nas aulas, tem todo o conhecimento necessário e não tem por que não conseguir um trabalho. Faça circular pelas empresas que deseja trabalhar um Currículo Vitae bem elaborado (que seja mercadológico).
 
2. Esteja aberto a outras empresas
Se você se abre a novas oportunidades e a novas idéias você pode descobrir sua paixão em algo que você achava que nunca ia gostar. Por isso, não recuse uma oportunidade se ela não for, exatamente, na área do seu curso que você quer seguir. Talvez ela seja seu emprego ideal.
 
3. Não espere pela oportunidade perfeita
É claro que é bonito trabalhar na empresa mais famosa do seu ramo. No entanto, as coisas nem sempre funcionam como planejamos. Ficar parado recusando propostas porque você não encontrou o "emprego perfeito" é uma grande perca de tempo e um sinal claro de imaturidade, o que evidencia, portanto, que você não está preparado para assumir um cargo em uma empresa muito grande.
 
4. Esteja sempre procurando por emprego
Mesmo que você esteja contente no seu emprego atual, nunca se sabe o que te espera. É bom estar sempre procurando novas oportunidades ou, pelo menos, se inteirando do que o mercado está oferecendo
Porém, não esqueça: nunca compartilhe essas informações nem com colegas, nem com sua chefia (eles não irão gostar de saber que você está querendo deixar a empresa... afinal, é essa firma que investe em você pagando seus salários ).

5. Morar com os pais não é tão ruim assim
Pode parecer desanimador ter que continuar na casa dos pais ou voltar a viver com eles depois de concluir um curso profissionalizante, mas pense que poderia ser pior. Você ia querer ter todos os gastos de uma vida sozinho? E, diante da incerteza de uma admissão recente? Acredito que não. Pelo menos para sua conta bancária será bem vantajoso continuar morando com os pais.

6. Economias
Se você mal pode esperar morar sozinho ou ter seu próprio imóvel e, finalmente, deixar a casa dos seus pais, comece a economizar já. Afinal, as contas vão apertar e você vai ter que ter bastante dinheiro sobrando.

7. Não perca contato com seus amigos
Seus amigos são companheiros, você precisa deles. Para se divertir, para escutarem seus problemas, para discutir sobre trabalho. Jamais perca contato com eles, pois, se não, sua vida estará triste e você estará reduzindo sua rede de contatos, algo extremamente desvantajoso para sua rede de relacionamentos e sua carreira (Não esqueça que seu curso profissionalizante foi na área comercial / vendas). Aliás, procure conhecer aos menos uma pessoa nova por dia e peça para que essa pessoa o recomende para seus amigos (breve seu círculo estará em maior vantagem do que os demais colegas ou concorrentes).

8. Compareça às confraternizações
Quem sabe nesses eventos você conhece alguém ou retoma contato com alguém e essa pessoa oferece uma oportunidade ideal para você? Isso é perfeitamente possível. Não recuse essas oportunidades.
 
9. Encontre um chefe dentro de você
Você deve estar pensando: "como assim? Eu ser um chefe? Eu acabei de começar!" Só porque você é jovem, não quer dizer que você não tem nada para oferecer. Você irá provavelmente trabalhar em uma empresa com pessoas mais velhas que você, as quais nem sempre irão entender de mídias sociais, tecnologia de informática e outras possíveis habilidades que você possa ter. A melhor maneira de aprender é ensinando. Aliás, procure se mostrar interessado nos assuntos comerciais; procure atender telefonemas (e, não, fugir deles); procure conversar mais com os superiores.
 
10. Divirta-se
É muito fácil se perceber no final do dia querendo se isolar de tudo e de todos, chegar em casa e dar espaço à depressão e a outros estados de personalidade negativos. Não se permita chegar neste estado. Divirta-se, saia com seus amigos e familiares, aproveite a vida e lembre-se de que trabalho lhe proporciona muita coisa, mas é só uma parte da sua vida, não equivale a ela inteiramente.

11. Faça um Currículo mercadológico
O Currículo ou Curriculum Vitae tem o objetivo principal de (ao mesmo tempo) apresentar e representar o candidato a emprego. Por isso, é necessário que ele saiba vender bem a sua imagem profissional. É claro que você não deve mentir jamais, sob pena de arcar com as responsabilidades. No máximo você pode omitir alguma informação que possa prejudicá-lo. Mas, jamais minta. Nem aumente seu perfil profissional. Elabore-o de forma comercial (letra: na cor preta, fonte: Arial, tamanho: 12, cabeçalho, rodapé e alinhamento à esquerda: 2,5 cm, alinhamento à direita: 2 cm), sem floreios como: letra em cores, papel de fundo, etc. Use os títulos em negrito ou letra maíuscula.


MODELO DE CURRICULUM VITAE
  
(Foto)
Curriculum Vitae
Fulano de Tal

(Dê como espaço em torno de 8 "enter".

Endereço

Rua ............, nº .........   -   Centro   -  Cidade........  ( RS )  -  CEP: ...........
Fone: (55)  ....................             -            E-mail: .........................


(Dê como espaço em torno de 5 "enter".


Exemplo)
Profissional com experiência em Vendas Internas e Externas, tendo laborado em torno de 2,5 anos na área,  com trabalhos junto a pessoas físicas (das quais mantêm cadastro atualizado).
Habilidade técnica em termos de abordagem aos clientes, conversão do atendimento em vendas, pós-venda e manutenção de clientes existentes e potenciais.

(Deixe um espaço em torno de 3 "enter").

Conhecimentos básicos de Informática:     ..........

(Deixe um espaço em torno de 3 "enter").

Cursos realizados:    ..........

(Deixe um espaço em torno de 3 "enter").

Experiências Profissionais:

Empresa XUruguaiana (RS)
Função: Vendedor
Período: 01/04/2010 a 15/08/2011
Motivo da Saída: Proposta de Trabalho
Referências:    Sicrano.....  - Fone: .......


Empresa YUruguaiana (RS)
Função: Vendedor
Período: 05/12/2011 a 15/11/2012
Motivo da Saída: Dispensa sem justa causa
Referências:    Beltrano..... - Fone: .......
(Data) 
                                                                   (Assinatura)


                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário