ALGUNS TERMOS CONHECIDOS UTILIZADOS EM
ADMINISTRAÇÃO, VENDAS E MARKETING
Advertising - Publicidade. Forma de
divulgação e promoção veiculada nos meios de comunicação, utilizando os espaços
publicitários.
Balcão de
Degustação -
Stand, geralmente montado no ponto de venda e em feiras e eventos, que tem como
objetivo dar a conhecer ou divulgar um produto apresentado de maneira
customizada por um promotor ou demonstrador.
Banner - Peça promocional em material
rígido ou flexível, normalmente fixada no ponto de venda como ação de
merchandising.
Na web: Peça publicitária com imagens e/ou textos que levam através de hiperlink a página do anunciante. Na web os formatos mais comuns são: 468 x 60 pixels, 728 x 90 pixels, 120 x 60 pixels, 120 X 600.
Na web: Peça publicitária com imagens e/ou textos que levam através de hiperlink a página do anunciante. Na web os formatos mais comuns são: 468 x 60 pixels, 728 x 90 pixels, 120 x 60 pixels, 120 X 600.
Benchmarking
- Verificar
as diversas estratégias e táticas que as empresas líderes no seu segmento de
mercado estão utilizando em processos e adaptar o modelo, de acordo com o suas
próprias características.
Blimp
- Inflável
de grande dimensão normalmente alimentado por gás hélio colocado em ambientes
amplos e/ou externos contendo mensagem e/ou imagem publicitária. Boneco que
fica balançando.
Boneco - Projeto, maquete
destinado a dar uma idéia do aspecto que terá a peça de comunicação.
Botton /
Pin - Peça
promocional em forma de broche, que pode ser produzido em diferentes formatos e
cores contendo mensagem e/ ou marca.
Brainstorming
(tempestade de idéias) - Um grupo de pessoas tendo idéias
e falando sobre determinado assunto ou problema, sem censura, com alguém
estimulando a todos e anotando tudo.
Break-even-point - Ponto de equilíbrio.
Ponto onde a oferta é igual à procura. Em um plano de negócios é o tempo e o
ponto exato onde a receita total é igual ao custo total. Ponto de nivelamento.
Briefing
- Conjunto
de dados comerciais e/ ou de marketing que servem de base para estudos de
promoção e merchandising, elaboração de campanhas publicitárias e confecção de
peças em geral.
Broadside
- Folheto
destinado ao público interno e intermediário (trade), apresentando o produto e
a sua campanha de comunicação. Denominação utilizada no mercado para definir
laminas e outros materiais gráficos utilizados por profissionais de vendas e
negócios na apresentação de produtos.
B2B
- Business-to-Business
ou comércio entre empresas.
Busdoor - Painéis afixados em
ônibus utilizando seus espaços laterais e/ ou traseiros contendo mensagens
publicitárias.
CEO
(chief executive officer) - É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente,
principal executivo, director geral, entre outros. Quando existe um presidente
e um CEO, o primeiro é, hierarquicamente, mais forte.
Chat - Bate-papo. Comunicação em
tempo real entre dois ou mais usuários via computador, em que um usuário digita
texto e este aparece tanto na sua tela quanto na tela do outro usuário.
Clipping - Conjunto de anúncios,
recortes etc. sobre um determinado assunto. Muito utilizado quando se quer
saber o perfil da empresa em relação ao mercado, sobre notícias à respeito da
empresa, lembrança do nome da empresa etc
Database Marketing - Banco de dados com
informações relevantes sobre clientes e prospecções.
Demonstrador - Profissional designado
para demonstrar os atributos de produtos ao consumidor. Promotor de vendas.
Design de
produto -
Forma, cores, desenho do produto. Deve estimular a compra, encantar a
consumidor.
Display
- material
que pode ser colocado diretamente no solo, vitrine, balcão ou gôndola, destinado
a promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender qualquer produto ou
serviço, podendo ser colocado diretamente no solo, vitrine, balcão e gôndola.
Dumping – vender abaixo do custo
para derrubar a concorrência. Visar o domínio de determinado mercado eliminando
e enfraquecendo a concorrência através da prática de preços abaixo do custo. No
Brasil isso é proibido.
Embalagem
Promocional -
Embalagem produzida para utilização específica em uma determinada ação
promocional (datas comemorativas, "leve 3 pague 2", inclusão de
brindes e bônus de volume).
Feedback - Retorno. Resposta a
determinada ação, deve ser observada para medirmos a diferença entre o
idealizado e o percebido.
Feeling - Percepção, sentimento
etc.
Folder
- Folheto
impresso em uma única lâmina, geralmente encartado em pastas.
Folheto
Promocional -
Material impresso destinado a promoção de produto ou serviços.
Freelancer - Trabalhador avulso, sem
vínculo contratual.
Free-shop - Tipo de loja localizada
num lugar de trânsito internacional (ex.: aeroportos), onde os produtos que são
vendidos são isentos de uma séria de impostos, portanto, mais baratos.
Gôndola - Prateleiras utilizadas
para exposição e venda de produtos no Ponto de Venda.
Holding - Sociedade que tem a
maioria de seu capital formado por ações de outras empresas.
House
Organ -
Jornal interno de uma empresa.
Indoor - Material promocional para
ser colocado no interior de qualquer local.
Jingle - Mensagem cantada. Anúncio
musicado para TV ou rádio.
Joint
Venture -
União ou associação de empresas que desejam unir sinergias para melhorarem o
seu posicionamento no mercado fazendo ações em conjunto.
Just-in-Time
ou JIT - Atender
ao cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as
quantidades necessárias para a operação / produção.
Layout - Plano, esquema, desenho.
Logomarca - Identidade visual da
empresa que representa ou deveria representar seus objetivos e interesses
corporativos e sociais. Normalmente as cores da empresa ou organização estão
dispostas em sua logo.
Mailling
List -
Lista de endereços. Lista classificada de nomes e endereços apropriada, para
uso de correio ou web. As listas devem ser classificadas por segmentos de
mercado e target. Mala-direta.
Market - Mercado.
Marketing - o processo de conquistar
e manter clientes.
Marketing
Direto -
Venda direta, sem distribuidores, representantes e vendedores. Pode ser feita
pela web, televisão (compre agora pelo número...) etc.
Marketing mix -
Composto de marketing. Os quatro
"P" de marketing: Produto, Promoção
(comunicação), Preço e Praça.
Marketing
viral - As
ações de marketing viral normalmente são implementadas pela web. E tem como
objetivo que ao receber uma mensagem, o receptor sinta-se impelido a divulgar
para seus contatos e assim por diante.
Merchandising - Ação no ponto de venda.
Utilização de ferramentas e expedientes promocionais no ponto de venda visando
a venda e a satisfação do
Móbile - Peça promocional aérea
sustentada por fios. Geralmente utilizada no Ponto de Venda.
Mostruário - Conjunto de amostra de
produtos. Ex: Entregar mostruário dos novos produtos para equipe de vendas
externas.
Onbudsman - Ouvidor. Ouvinte de
reclamações. Pago pela instituição para escutar seus consumidores, suas
críticas e sugestões.
Outdoor - Publicidade feita por
intermédio de pôsteres, cartazes, etc afixados ao ar livre.
Outsourcing
- Terceirização.
Tendência, cada vez mais forte nas grandes empresas, de contratar a terceiros
os serviços que necessitam nas áreas de logística,de informática, de segurança,
etc. Desse modo, o contratante pode concentrar-se na estratégia e na gestão da
sua atividade principal.
PDV - Ponto de Venda.
PEPS
- É a
nomenclatura para o método de armazenagem, em que o produto que é o Primeiro a
Entrar no estoque é o Primeiro a Sair.
Ponta de
gondola -
Espaço nobre localizado nas extremidades das gôndolas e muito utilizada para
promover e aumentar giro de produtos.
Portal- Ambiente na Internet com
diferentes sites e links para diversas páginas sobre um determinado assunto e
busca unificada para todo o ambiente.
Pós-Venda –empresas focadas na satisfação do cliente não finalizam a relação
com esse cliente quando ele adquire o produto ou serviço, elas buscam a manutenção
da relação pós-compra e a satisfação do cliente para garantir que ele volte a comprar
e se torne fiel comprador de produtos que a empresa comercializa.
Press
Realease -
Noticiário distribuído pela empresa ou instituição à imprensa, visando a
publicação nos veículos sem nenhum custo.
Promoter - Promotor. Profissional
que tem a responsabilidade de promover um
Recall - Recordação, lembrança.
Chamada de volta. Recolha de produtos defeituosos. Atualmente muito utilizada
por fabricantes de veículos para retificar erros de fabricação e defeitos recorrentes.
Como forma de comunicação, mostra a preocupação da empresa para com seus
clientes.
Release - Noticiário em forma de
matéria jornalística de interesse do cliente, distribuído à imprensa.
Royalty - Direito de exploração,
confecção ou utilização de determinada técnica ou processo adquirido por uma
empresa, mediante pagamento de determinada taxa à empresa possuidora daquele
direito.
Site - Conjunto de informações
relacionadas e interligadas de forma hipertextual, com base num endereço (URL)
único.
Slogan - Lema. Frase curta, geralmente
incisiva.
Staff - Equipe de apoio. Pessoal
de destaque na empresa.
Swot - A Análise "swot" é
uma ferramenta de gestão muito utilizada por empresas como parte do planejamento
estratégico de marketing e negócios.. O termo "swot" representa as
iniciais das palavras Streghts
(forças - vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes), Weaknesses (fraquezas - desvantagens
internas da empresa em relação às empresas concorrentes), Opportunities (oportunidades - aspectos positivos da envolvente com
o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa) e Threats (ameaças - aspectos negativos
da envolvente com o potencial de comprometer a vantagem competitiva da
empresa). O que se pretende é definir as relações existentes entre os pontos
fortes e fracos da empresa com as tendências que se verificam no cenário global
de mercado e propor ações relativas a estas observações.
Top of
mind - Produto
ou serviço número um na memória dos consumidores.
UEPS - Último produto a entrar é
o primeiro a sair. (ver "peps")
Vale
Brinde -
Cédula impressa que dá direito a receber brindes.
Vírus - Programa de computador
malicioso e que foi desenvolvido intencionalmente para se associar a outro
programa de computador, de forma que quando este programa roda o programa do
vírus também roda, replicando-se indefinidamente por associar-se a outros
programas.
Workshop - evento ou curso em que os
participantes interagem entre si elaborando projetos, produtos e serviços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário