quarta-feira, 7 de novembro de 2012

GLOSSÁRIO



ALGUNS TERMOS CONHECIDOS UTILIZADOS EM
ADMINISTRAÇÃO, VENDAS E MARKETING


Advertising - Publicidade. Forma de divulgação e promoção veiculada nos meios de comunicação, utilizando os espaços publicitários.
Balcão de Degustação - Stand, geralmente montado no ponto de venda e em feiras e eventos, que tem como objetivo dar a conhecer ou divulgar um produto apresentado de maneira customizada por um promotor ou demonstrador.
Banner - Peça promocional em material rígido ou flexível, normalmente fixada no ponto de venda como ação de merchandising.
Na web: Peça publicitária com imagens e/ou textos que levam através de hiperlink a página do anunciante. Na web os formatos mais comuns são: 468 x 60 pixels, 728 x 90 pixels, 120 x 60 pixels, 120 X 600.
Benchmarking -  Verificar as diversas estratégias e táticas que as empresas líderes no seu segmento de mercado estão utilizando em processos e adaptar o modelo, de acordo com o suas próprias características.
Blimp - Inflável de grande dimensão normalmente alimentado por gás hélio colocado em ambientes amplos e/ou externos contendo mensagem e/ou imagem publicitária. Boneco que fica balançando.
Boneco - Projeto, maquete destinado a dar uma idéia do aspecto que terá a peça de comunicação.
Botton / Pin - Peça promocional em forma de broche, que pode ser produzido em diferentes formatos e cores contendo mensagem e/ ou marca.
Brainstorming (tempestade de idéias)Um grupo de pessoas tendo idéias e falando sobre determinado assunto ou problema, sem censura, com alguém estimulando a todos e anotando tudo.
Break-even-point - Ponto de equilíbrio. Ponto onde a oferta é igual à procura. Em um plano de negócios é o tempo e o ponto exato onde a receita total é igual ao custo total. Ponto de nivelamento.
Briefing - Conjunto de dados comerciais e/ ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas publicitárias e confecção de peças em geral.
Broadside - Folheto destinado ao público interno e intermediário (trade), apresentando o produto e a sua campanha de comunicação. Denominação utilizada no mercado para definir laminas e outros materiais gráficos utilizados por profissionais de vendas e negócios na apresentação de produtos.
B2B - Business-to-Business ou comércio entre empresas.
Busdoor - Painéis afixados em ônibus utilizando seus espaços laterais e/ ou traseiros contendo mensagens publicitárias.
CEO (chief executive officer) - É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, director geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é, hierarquicamente, mais forte.
Chat - Bate-papo. Comunicação em tempo real entre dois ou mais usuários via computador, em que um usuário digita texto e este aparece tanto na sua tela quanto na tela do outro usuário.
Clipping - Conjunto de anúncios, recortes etc. sobre um determinado assunto. Muito utilizado quando se quer saber o perfil da empresa em relação ao mercado, sobre notícias à respeito da empresa, lembrança do nome da empresa etc
Database Marketing - Banco de dados com informações relevantes sobre clientes e prospecções.
Demonstrador - Profissional designado para demonstrar os atributos de produtos ao consumidor. Promotor de vendas.
Design de produto - Forma, cores, desenho do produto. Deve estimular a compra, encantar a consumidor.
Display -  material que pode ser colocado diretamente no solo, vitrine, balcão ou gôndola, destinado a promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender qualquer produto ou serviço, podendo ser colocado diretamente no solo, vitrine, balcão e gôndola.
Dumping – vender abaixo do custo para derrubar a concorrência. Visar o domínio de determinado mercado eliminando e enfraquecendo a concorrência através da prática de preços abaixo do custo. No Brasil isso é proibido.
Embalagem Promocional - Embalagem produzida para utilização específica em uma determinada ação promocional (datas comemorativas, "leve 3 pague 2", inclusão de brindes e bônus de volume).
Feedback - Retorno. Resposta a determinada ação, deve ser observada para medirmos a diferença entre o idealizado e o percebido.
Feeling - Percepção, sentimento etc.
Folder - Folheto impresso em uma única lâmina, geralmente encartado em pastas.
Folheto Promocional - Material impresso destinado a promoção de produto ou serviços.
Freelancer - Trabalhador avulso, sem vínculo contratual.
Free-shop - Tipo de loja localizada num lugar de trânsito internacional (ex.: aeroportos), onde os produtos que são vendidos são isentos de uma séria de impostos, portanto, mais baratos.
Gôndola - Prateleiras utilizadas para exposição e venda de produtos no Ponto de Venda. 
Holding - Sociedade que tem a maioria de seu capital formado por ações de outras empresas.
House Organ - Jornal interno de uma empresa.
Indoor - Material promocional para ser colocado no interior de qualquer local.
Jingle - Mensagem cantada. Anúncio musicado para TV ou rádio.
Joint Venture - União ou associação de empresas que desejam unir sinergias para melhorarem o seu posicionamento no mercado fazendo ações em conjunto.
Just-in-Time ou JIT - Atender ao cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessárias para a operação / produção.
Layout - Plano, esquema, desenho.
Logomarca - Identidade visual da empresa que representa ou deveria representar seus objetivos e interesses corporativos e sociais. Normalmente as cores da empresa ou organização estão dispostas em sua logo.
Mailling List - Lista de endereços. Lista classificada de nomes e endereços apropriada, para uso de correio ou web. As listas devem ser classificadas por segmentos de mercado e target. Mala-direta.
Market - Mercado.
Marketing - o processo de conquistar e manter clientes.
Marketing Direto - Venda direta, sem distribuidores, representantes e vendedores. Pode ser feita pela web, televisão (compre agora pelo número...) etc.
Marketing mix - Composto de marketing. Os quatro "P" de marketing: Produto, Promoção (comunicação), Preço e Praça.
Marketing viral - As ações de marketing viral normalmente são implementadas pela web. E tem como objetivo que ao receber uma mensagem, o receptor sinta-se impelido a divulgar para seus contatos e assim por diante.
Merchandising - Ação no ponto de venda. Utilização de ferramentas e expedientes promocionais no ponto de venda visando a venda e a satisfação do
Móbile - Peça promocional aérea sustentada por fios. Geralmente utilizada no Ponto de Venda.
Mostruário - Conjunto de amostra de produtos. Ex: Entregar mostruário dos novos produtos para equipe de vendas externas.
Onbudsman - Ouvidor. Ouvinte de reclamações. Pago pela instituição para escutar seus consumidores, suas críticas e sugestões.
Outdoor - Publicidade feita por intermédio de pôsteres, cartazes, etc afixados ao ar livre.
Outsourcing - Terceirização. Tendência, cada vez mais forte nas grandes empresas, de contratar a terceiros os serviços que necessitam nas áreas de logística,de informática, de segurança, etc. Desse modo, o contratante pode concentrar-se na estratégia e na gestão da sua atividade principal.
PDV - Ponto de Venda.
PEPS - É a nomenclatura para o método de armazenagem, em que o produto que é o Primeiro a Entrar no estoque é o Primeiro a Sair.
Ponta de gondola - Espaço nobre localizado nas extremidades das gôndolas e muito utilizada para promover e aumentar giro de produtos.
Portal- Ambiente na Internet com diferentes sites e links para diversas páginas sobre um determinado assunto e busca unificada para todo o ambiente.
Pós-Vendaempresas focadas na satisfação do cliente não finalizam a relação com esse cliente quando ele adquire o produto ou serviço, elas buscam a manutenção da relação pós-compra e a satisfação do cliente para garantir que ele volte a comprar e se torne fiel comprador de produtos que a empresa comercializa.
Press Realease - Noticiário distribuído pela empresa ou instituição à imprensa, visando a publicação nos veículos sem nenhum custo.
Promoter - Promotor. Profissional que tem a responsabilidade de promover um
Recall - Recordação, lembrança. Chamada de volta. Recolha de produtos defeituosos. Atualmente muito utilizada por fabricantes de veículos para retificar erros de fabricação e defeitos recorrentes. Como forma de comunicação, mostra a preocupação da empresa para com seus clientes.
Release - Noticiário em forma de matéria jornalística de interesse do cliente, distribuído à imprensa.
Royalty - Direito de exploração, confecção ou utilização de determinada técnica ou processo adquirido por uma empresa, mediante pagamento de determinada taxa à empresa possuidora daquele direito.
Site - Conjunto de informações relacionadas e interligadas de forma hipertextual, com base num endereço (URL) único.
Slogan - Lema. Frase curta, geralmente incisiva.
Staff - Equipe de apoio. Pessoal de destaque na empresa.
Swot - A Análise "swot" é uma ferramenta de gestão muito utilizada por empresas como parte do planejamento estratégico de marketing e negócios.. O termo "swot" representa as iniciais das palavras Streghts (forças - vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes), Weaknesses (fraquezas - desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes), Opportunities (oportunidades - aspectos positivos da envolvente com o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa) e Threats (ameaças - aspectos negativos da envolvente com o potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa). O que se pretende é definir as relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com as tendências que se verificam no cenário global de mercado e propor ações relativas a estas observações.
Top of mind - Produto ou serviço número um na memória dos consumidores.
UEPS - Último produto a entrar é o primeiro a sair. (ver "peps")
Vale Brinde - Cédula impressa que dá direito a receber brindes.
Vírus - Programa de computador malicioso e que foi desenvolvido intencionalmente para se associar a outro programa de computador, de forma que quando este programa roda o programa do vírus também roda, replicando-se indefinidamente por associar-se a outros programas.
Workshop - evento ou curso em que os participantes interagem entre si elaborando projetos, produtos e serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário